A física do dia a dia

A física do dia a dia

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A física aplicada no cotidiano


Exemplos da física aplicada no dia a dia
O seu telefone celular: usa a parte da Física que estuda propagação de ondas, especificamente as microondas (mais de 1GHz)

O seu carro: impossível citar como um todo, mas por partes: o sistema de freio usa dinâmica dos fluidos para pressionar quatro sapatas contra as rodas com o mínimo esforço do seu pé. O ar condicionado usa a Termodinâmica para retirar o calor do habitáculo e transportá-lo através de um fluido refrigerante. O "insulfilm" usa a teoria de filmes finos para selecionar somente os comprimentos de onda de luz sem deixar passar os de calor, para que o interior do carro não se aqueça excessivamente (o propósito original pelo menos é este). O motor eu nem vou citar porque precisaria de algumas páginas.

O monitor que você está usando agora, se for um CRT (comum, de tubo), usa o Eletromagnetismo para desviar para feixe de elétrons disparados na posição correta da tela. É por isso que campos magnéticos ao redor de TV's ou Monitores de Tubo de Raios Catódicos afetam as imagens.
Elevadores e Sistemas de Segurança :Uso do chamado efeito fotoelétrico.

Ressonância Magnética :Ressonância do spin nuclear.
Acender uma lâmpada, falar ao telefone celular, esquentar a comida no forno de microondas: quase não notamos, porém estamos rodeados de conhecimentos e descobertas da Física por todos os lados.
Podemos dizer q a física se encontra em nosso cotidiano de todas as maneiras. Desde fenômenos opticos como por exemplo arco-íris a movimentos e trajetórias.
Vários exemplos do cotidiano podem ser citados:

Dilatação dos fios de luz, efeitos da umidade do ar, energia ( qualquer fonte), movimento ( queda de corpos, movimento retilinio, circular...) ate mesmo objetos parados ( inércia). Força de um motor, rendimento de uma geladeira por exemplo, Fenômenos termicos( mudanças de temperatura), precipitação de chuvas, etc.
 

12 comentários:

  1. nossa muito legal oque voce falou sobre a fisica mi ajunda depois tou precisando de uma ajundianha sua obrigado por sua compreensao

    ResponderExcluir
  2. Está de parabéns pelo blog!
    São de exemplos assim que precisamos em salas de aulas!

    ResponderExcluir
  3. carra show de bola ajudou muito no trabalho de física do meu colégio vlw mesmo.Com isso aprendi mais sobre Fisica

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. laaaaoioiu quwe loukp yryhjhnpçjibfhbfh






    ResponderExcluir
  6. Adorei. Me ajudou muito numa redação que precisarei fazer😘

    ResponderExcluir